terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Os poderes do céu

"E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas." - Mt.24:29.

Estas clássicas palavras de Jesus nos informam que, em um futuro breve, eventos incomuns e espantosos serão testemunhados. Em particular a última frase é a que mais me chama a atenção, quando Ele avisa que "as potências dos céus serão abaladas". Pode-se entender a declaração de diversas maneiras. Gostaria de propôr uma interpretação digamos "astronômica".

Em 2006, sob grandes protestos, a União Astronômica Internacional rebaixou o simpático Plutão, que deixou de ser planeta e tornou-se "planeta-anão". O tradicional sistema solar com nove planetas repentinamente deixou de existir. Assim, uma das "potencias" do céu foi abalada.

Temos também o caso de Betelgeuse, a supergigante vermelha de Órion, o ombro do caçador, distante cerca de 430 anos-luz da Terra e que pode supostamente explodir a qualquer momento dentro dos próximos séculos. (1,2,3), evento que tornaria nossas noites mais claras durante vários meses. Uma outra "potência celeste" que pode ser abalada.

Há ainda a incomum Eta Carinae, a gigante azul, que brilha furiosamente a 7.500 anos-luz daqui. As evidência também apontam para um fim explosivo e em um prazo que talvez nos permita testemunha-lo.

Enfim, Jesus falou de eventos possíveis e razoáveis, que podem ser explicados sem ter que necessariamente se apelar para coisas místicas e espirituais. Não sabemos o que Jesus sabia ou pensava sobre astronomia, mas provavelmente Ele não era ignorante sobre o assunto. Sabia que os céus podem mudar, ainda que tenham uma aparência de eterna constância. Aliás, o seu próprio nascimento foi marcado por um evento celeste incomum, a "Estrela de Belém". Jesus sabia que mesmo nos céus grandes sinais podem ser vistos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar-nos. Seu comentário é sempre bem vindo.